segunda-feira, 14 de setembro de 2015

GRÃO MESTRE



GRÃO MESTRE
Eleito diretamente pelo povo maçônico, é o dirigente máximo da Maçonaria local e o Venerável Mestre de todas as Lojas de sua jurisdição. Cada Potência Maçônica tem o seu Grão-Mestre, com jurisdição no estado em que está instalada a Potência, exceto no Grande Oriente do Brasil, onde são eleitos os Grão-Mestres de cada unidade da federação e mais um Grão-Mestre Geral, com sede em Brasília.
O Grão-Mestre recebe o tratamento de Soberano Grão-Mestre ou Sereníssimo Grão-Mestre e os Grão-Mestres Estaduais do Grande Oriente do Brasil o de Eminente Grão-Mestre.
Além do Grão-Mestre, o povo maçônico elege o Grão-Mestre Adjunto, que o substitui em suas faltas e impedimentos.
Para se candidatar a Grão-Mestre, basta ao Maçom possuir o grau máximo da Maçonaria Simbólica, o grau 3, o grau de Mestre. Não há, portanto, qualquer limitação ou vínculo em relação aos chamados Altos Graus ou Maçonaria Filosófica (4 ao 33), que possui governo próprio, presidido por um Soberano Grande Comendador, que é o correspondente, para os Graus Filosóficos, ao Grão-Mestre dos Graus Simbólicos.
Caso o eleito não possua a qualificação de Mestre Instalado, o que é raro, deverá passar pela cerimônia de Instalação, ficando então apto a ocupar o cargo de Grão-Mestre.
Quando o Grão-Mestre se apresenta em qualquer Loja a ele jurisdicionada, o Venerável Mestre da Loja deverá entregar-lhe o malhete e passar-lhe a direção dos trabalhos.
O Grão-Mestre representa a sua Potência Maçônica perante as autoridades públicas e eclesiásticas e às outras Potências.

Fonte:Excertos do Livro Simbologia Maçônica Dos Painéis: Lojas de Aprendiz, Companheiro e Mestre


Nenhum comentário:

Postar um comentário