Fatos Maçônicos para dia 08 de Setembro:
1924 - Fundação da Grande Loja da Finlândia.
1924 - Fundação da Grande Loja da Finlândia.
1956 - ARBLS .'.Domingos José Martins - oriente de Vitória - ES - histórica reunião ficou deliberado considerar-se fundadores todos os que se juntassem à Loja até o dia de sua Regularização, o que se deu no dia 08 de setembro de 1956, sob a orientação da Comissão Organizadora: Presidente Ir. José Benedito Bonfim, Ir. Abelardo Albuquerque, Ir. Leonel de Souza, como Orador Ir. Geraldo Costa Alves e Secretário Ir. Alfredo Pacheco Barroca, e com um quadro de quarenta e quatro Irmãos Fundadores.” *
1988 - Fundação da ARLS Oito de Setembro nº 2.546, esta iniciativa foi tomada pelos Ir:. da Loja Tupy, Or:.de Araçatuba/SP, que a partir de então é considerada a nossa loja “MÃE”.
O nome desta oficina “Oito de Setembro” foi escolhido com o propósito e se homenagear a cidade de Bilac, através de sua padroeira Nossa Senhora da Conceição cujo dia festivo é comemorado nesta data; oito de setembro.
2009 - A Loja Maçônica General Sodré, nº 41, da cidade de Sacramento - MG, realizou concorrida Sessão Pública no dia 08.09.2009, e na oportunidade prestou homenagens aos Irmãos fundadores da Loja, Herculano Almeida e Edson Resende Pícolo, bem como, ao Irmão Walter Rios. Foi um belíssimo acontecimento dentro da Família Maçônica Regional e que trouxe muita alegria, também à comunidade de Sacramento - MG.
Na oportunidade o Sereníssimo Grão-Mestre Janir Adir Moreira foi representado pelo Delegado Geral Adjunto, Ilustre e competente Irmão Júlio Maria da Silva, que em seu pronunciamento enalteceu também a pessoa do Grão-Mestre "Ad vitam", Antonio JOsé dos Santos, em cuja gestão foram aprovadas as condecorações.
A Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, através de seus dirigentes, o Sereníssimo Grão-Mestre Janir Adir Moreira, o Grande 1º Vigilante Leonel Ricardo de Andrade, o Grande 2º Vigilante Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas, registra os parabéns aos Irmãos da querida Loja através do Ilustre Venerável Mestre Celso Sebastião de Almeida, cumprimentando ainda de forma especial, o querido Irmão Comendador Vicente Paulo de Almeida Resende, que, com pena de ouro tem registrado a sua vitoriosa história em nossa Instituição, além de também agradecer ao Ilustre Irmão Júlio Maria da Silva pelo dinamismo de sua atuação.
Outros acontecimentos para dia 08 de Setembro:
Dia Internacional da Alfabetização - A necessidade de aprender a ler, saber escrever e instruir-se em determinados assuntos tem originado um sucessivo aumento na adesão de vários formandos ao ensino recorrente. Num mercado que atualmente exige do presente aluno e futuro trabalhador um gigantesco ninho de informações em sua cabeça (tipicamente, saber de tudo um pouco, o chamado multitarefas), os governantes, e nós também, devemos partir do princípio para que o cidadão brasileiro desenvolva uma carreira bem-sucedida: a escolaridade, tópico tão fundamental quanto as raízes familiares, ela alimenta os sonhos da criança e possibilita a realização dessa pessoa ao correr dos seus anos de vivência.
Morre Richard StraussAos 85 anos, morre o prestigiado músico alemão Richard Strauss. Considerado o sucessor de Wagner, Strauss ganhou a consagração com o poema sinfônico Don Juan, que mudou o rumo de sua carreira. Em outra obra de destaque, Assim Falou Zaratustra, ele homenageia o filósofo alemão Nietzsche.
1480 - Portugal ratificou o Tratado de Alcáçovas. Tudo começou com a questão das Canárias, a partir do momento que o papa Clemente VI concedeu a Castela a posse destas ilhas. A resposta de D. Afonso IV de Portugal dá a entender o empenho lusíada na sua posse e conquista
1551 - Dia da fundação da cidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo.
1565- Pedro Menéndez de Avilés funda a mais antiga cidade dos Estados Unidos: St. Agustine, na Flórida.
1575 - Grande erupção do vulcão Pichincha, no Equador.
1793 - Início da festa do Círio de Nazaré em Belém do Pará
1876 - Um pronunciamento militar no Equador, dirigido pelo general Veintimilla, destitui o governo conservador de Antonio Borrero.
1900 - Um furacão atinge o Texas, nos Estados Unidos, matando cerca de seis mil pessoas.
1920 - O Comitê Central do Partido do Congresso da Índia aprova o programa de Ghandi de luta não violenta contra a Inglaterra.
1924 - Estoura uma revolução no Chile que destitui Arturo Alessandri e dá o poder ao general Luis Altamirano.
1926 - A Alemanha é admitida por unanimidade na Sociedade de Nações.
1941 - Ho Chi Minh cria a Liga para a Independência do Vietnã, que denomina Viet Minh.
1943 - A BBC de Londres anuncia oficialmente a rendição da Itália na Segunda Guerra Mundial.
1944 - Os alemães atacam Londres com as V-2, descritas então como "bombas voadoras". Hoje são conhecidas como precursoras dos modernos mísseis.
1945 - Ho Chi Minh estabelece o sufrágio universal no Vietnã.
1949 - Morre Richard Strauss, músico alemão.
1951 - Tratados de paz e de segurança entre Estados Unidos e Japão.
1952 - O livro O velho e o mar, de Ernest Hemingway, é publicado nos Estados Unidos.
1953 - A República da Áustria é reconhecida pela União Soviética, que renuncia à cobrança dos gastos de ocupação.
1961 - O socialista Tancredo Neves é nomeado primeiro ministro do Brasil.
1967 - Proclamação da República de Uganda.
1974 - O presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford, indulta todos os delitos que Richard Nixon poderia ter cometido ao longo do seu mandato presidencial.
10978 - Morre Leopoldo Torres Nilsson, cineasta argentino.
1981 - Guatemala rompe as relações com o Reino Unido pela independência de Belize.
1985 - Morre John F. Enders, virologista e microbiólogo estadunidense, Prêmio Nobel de Medicina em 1954.
1986 - Decreta-se estado de exceção no Chile e são praticadas centenas de detenções após o atentado do dia anterior contra Augusto Pinochet.
1991 - Aprovada a soberania e a independência da república iugoslava da Macedônia, com direito de se associar à Iugoslávia de Estados soberanos.
1994 - Soldados dos Estados Unidos, da França e do Reino Unido, que estavam em Berlim desde o fim da Segunda Guerra Mundial, deixam definitivamente a Alemanha.
1997 - Morrem 500 pessoas ao naufragar uma balsa no porto de Montrouis (Haití).
1997 - Morre Sabatino Moscati, arqueólogo italiano.
1999 - Noventa e três pessoas morrem e várias centenas ficam feridas pela explosão de uma bomba em um edifício de Moscou, atribuída a extremistas muçulmanos do Cáucaso.
1999 - Morre o cantor mineiro xavantinho da dupla Pena Branca e Xavantinho
2000 - Encerra a Assembléia do Milênio da ONU, que reuniu 146 chefes de Estado e de Governo em Nova Yorque.
(08 de Setembro) é o 251.º dia do ano no calendário gregoriano (252.º em anos bissextos). Faltam 114 dias para acabar o ano.
DOIS ANOS SEM PENA BRANCA e Xavantinho, que morreu em 1999.
No último dia 9 de fevereiro completaram-se 2 anos da morte do cantorsertanejo José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca. Se estivesse vivo estaria com 72 anos, foi vitimado por insuficiência respiratória. O cantor ficou conhecido no Brasil inteiro pela dupla com Ranulfo Ramiro da Silva, o Xavantinho, que morreu em 1999.
Pena Branca nasceu em Igarapava, em 1939, e viveu boa parte da vida na cidade mineira de Uberlândia. Ranulfo Ramiro da Silva, o Xavantinho, era seu irmão e nasceu em Uberlândia em 1942. Em 1958 eles começaram a cantar, apresentando-se em uma rádio de Uberlândia. Mudaram-se para São Paulo para tentar a vida artística em 1968. Com o tempo, Pena Branca e Xavantinho tornaram-se exemplos da música sertaneja caipira, considerada "de raiz", em relação à música sertaneja com influências country que se popularizou nos anos 90.
Em 1980, Pena Branca e Xavantinho se inscreveram em um festival da TV Globo com a música Que Terreiro é Esse? e chegaram à final. Também nesse ano, a dupla lançou o disco Velha Morada, com músicas como Cio da Terra, composta por Milton Nascimento e Chico Buarque, e Calix Bento, além da canção finalista no festival. Durante a carreira, gravaram com nomes como Milton Nascimento, Rolando Boldrin, Fagner e Almir Sater, entre outros. Em 1990, conquistaram o Prêmio Sharp de melhor música interpretando Casa de Barro, de Xavantinho e Moniz, e melhor disco, com Cantado do Mundo Afora. Em 1992, o disco Ao Vivo em Tatuí, com Ricardo Teixeira, ganhou o Prêmio Sharp de melhor disco.
Nos anos 90, a dupla iniciou shows internacionais, tocando em lugares como os Estados Unidos. Com a morte de Xavantinho, em 1999, Pena Branca continuou em carreira solo. Em 2001, o músico recebeu o Grammy Latino de Melhor Disco Sertanejo com o álbum Semente Caipira, gravado com o grupo Viola de Nóis. O último trabalho de Pena Branca é Cantar Caipira, de 2008.
Discografia de Pena Branca com Xavantinho
Velha morada (1980)
Uma dupla sertaneja (1982)
Cio da terra (1987)
Canto violeiro (1988)
Cantadô do mundo afora (1990)
Ao vivo em Tatuí com Renato Teixeira (1992)
Violas e canções (1993)
Pena Branca e Xavantinho (1994)
Ribeirão encheu (1995)
Coração matuto (1998)
Velha morada (1980)
Uma dupla sertaneja (1982)
Cio da terra (1987)
Canto violeiro (1988)
Cantadô do mundo afora (1990)
Ao vivo em Tatuí com Renato Teixeira (1992)
Violas e canções (1993)
Pena Branca e Xavantinho (1994)
Ribeirão encheu (1995)
Coração matuto (1998)
Discografia solo de Pena Branca
Semente Caipira (2000)
Pena Branca canta Xavantinho (2002)
Cantar Caipira (2008)
Semente Caipira (2000)
Pena Branca canta Xavantinho (2002)
Cantar Caipira (2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário